Para celebrar o mês Farroupilha, a gente vai mostrar por que o rolê gastronômico aqui no Rio Grande do Sul é muito acima da média. E a pedida de hoje é o popular, inigualável e onipresente em todo território gaúcho, o Xis.
Para quem é não é daqui, a gente precisa explicar que não, não é igual ao hambúrguer gourmet que você come nos restaurantes e também não dá para comparar com o cheeseburguer das redes de fast food. É por isso que escreve Xis, diferente de tudo!
O Xis é nosso patrimônio gastronômico, presente em cada canto do estado e unanimidade quando falamos de lanches por aqui.
O lanche mais amado do Rio Grande do Sul também faz sucesso fora das nossas divisas. Teve até um biólogo austríaco que embarcou com três sanduíches rumo ao país natal para dividir com a namorada e amigos. E não era qualquer Xis que estava na mala, era Ô Xiss, eleito seis vezes como o melhor de Porto Alegre! O Fábio flores, gestor de operações da marca do Grupo Press, nos contou que rolou até uma discussão entre os funcionários se o austríaco iniciaria uma nova Revolução Farroupilha ao levar nossa iguaria para aquelas bandas.




E com isso tudo, só para começo de história, a gente foi até a primeira loja da rede, a da Rua Padre Chagas, para descobrir os segredos por trás desse lanche tri gaúcho.
Segredos do sabor inigualável
O Fábio nos contou que o principal segredo do produto deles vem do blend especial de carnes usado no hambúrguer, que inclui pedaços de bacon. O pão é feito em uma fábrica própria, garantindo que quando ele sair da chapa vai ficar crocante por fora e macio por dentro. A maionese é uma mistura do produto tradicional com nata, acrescida de tomate, milho, ervilha e salsinha, e vai dos dois lados do pão, bem generosa e dando um sabor bem diferenciado. O tradicional Xis Salada leva ainda queijo triplo, ovo caipira e alface.
Ele também diz que o Xis filé é um dos mais pedidos da casa e seu sucesso se deve ao recheio com um bife inteiro de filé, em vez de iscas como normalmente é feito. E a carne é 100% gaúcha, isso é uma regra por lá!


Sabores daqui
O Xis coração é uma iguaria muito específica do nosso estado. Tu não vai encontrar nada parecido fora daqui, por isso o Fábio diz que nem todo turista de primeira viagem toma coragem para experimentar. Eles não sabem o que estão perdendo, né?! Os “estrangeiros” também ficam surpresos com a palavra aipim no cardápio. É que em muitos lugares do país, é mais comum chamar de mandioca ou macaxeira. Independente do nome, é crocante e salgadinha na medida certa e é uma alternativa às fritas no cardápio!
Ô Xiss por aí
Existem 4 unidades da marca, todas ficam abertas diariamente, de manhã até à noite. Além do carro-chefe da casa, também são servidos pratos de almoço (os PFs) e outros lanches como o também tradicional sanduíche Farroupilha, prensado e cheinho de queijo derretido! Para quem não curte carne, eles oferecem uma opção com berinjela, abobrinha e pimentões. Fica a dica pra tu provar também as sobremesas como o churros com Mumu e pedir um refri Charrua na garrafinha de vidro, uma bebida que só vende aqui no RS: combina demais! Se der preguiça de sair de casa para esse desbunde gastronômico, não te atucana: Ô Xiss entrega em casa também!



Fotos Mônica Rossi